Skip to Main Content

Guia de Boas Práticas para uma Pesquisa Bibliográfica

Triagem de resultados

Depois de efetuar as pesquisas é preciso escolher quais os melhores resultados. Este processo é como um funil, onde só os melhores resultados passam. Durante a pesquisa é preciso ser exaustivo para não se falharem nenhuns resultados importantes, mas o número de resultados obtidos é bem mais que os que acabam na revisão literária. Há três passos para eliminar resultados inadequados:

  1. Deduplicação
  2. Triagem de relevância nos resumos
  3. Triagem do texto completo com técnicas de avaliação crítica. 

Isto resulta numa coleção mais pequena de resultados relevantes e de confiança para incluir na revisão. Ao processar os resultados desta forma, o todo da revisão bibliográfica começa a ganhar forma, pois começam a identificar-se as características importantes de cada artigo e a sintetizar a literatura para ter mais impacto.


O primeiro passo para filtrar os resultados, depois de confirmar que todos os resultados relevantes foram capturados pela pesquisa, é encontrar artigos duplicados. O Software de gestão de referências pode acelerar este processo – alguns programas têm funções de deduplicação, e outros deixam ordenar alfabeticamente as referências, para depois remover resultados duplicados manualmente.

Depois de remover resultados duplicados, triam-se os resultados para avaliar a relevância. Triagem de relevância é feita ao ler o título e resumo de cada artigo, descartando os que claramente não respondem à questão em investigação.  É neste ponto que se pode também considerar se o artigo foi publicado por uma fonte de confiança. Por exemplo, se se sabe que a investigação foi publicada num jornal predatório é arriscado incluí-la nos resultados, pois não terá sido revisto por pares de forma a conferir confiança nos resultados. Aprende mais sobre publicações predatórias e como s identificar.

Depois desta exclusão dos resultados não adequados ou de fontes que não são de confiança e/ou qualidade, tem-se uma lista bastante mais pequena de resultados que são potencialmente úteis para a revisão literária. Agora é preciso obter o texto completo dos artigos para efetuar uma avaliação crítica. Nesta fase julgam-se as afirmações efetuadas no resumo e faz-se uma avaliação final da relevância e credibilidade do artigo para inclusão na revisão literária.

Melhores práticas!

RECOMENDAÇÃO: Nunca cites um artigo que não leste por inteiro. Os resumos são um guia para o conteúdo dos artigos, mas podem ser enganadores e se se citarem publicações inapropriadas vai ser óbvio para professores ou revisores que conhecem a área em estudo que não leste o artigo completo.