Skip to Main Content

Guia de Boas Práticas para uma Pesquisa Bibliográfica

O processo de pesquisa

Uma boa pesquisa é efetuada em três fases: planeamento, pesquisa e acompanhamento.

Na fase de planeamento escolhem-se ferramentas para otimizar a organização e pensa-se em que plataformas se irá efetuar a pesquisa. É também nesta fase que se define a questão central a pesquisar, que é adaptada a uma estratégia de pesquisa.  

Esta fase transforma-se na fase de pesquisa, onde se efetua a estratégia de pesquisa em várias bases de dados e se aperfeiçoa, aperfeiçoa, aperfeiçoa! Vão-se começar a acumular textos, mas não é necessário obter o texto completo até à fase de seguimento onde se avaliam os resultados, primeiro superficialmente e depois cuidadosamente.  

Seguir este processo ajuda a garantir que se encontram os resultados mais relevantes para a questão central a pesquisar.

Passos para uma revisão bibliográfica

No diagrama abaixo encontram-se os quatro passos para uma revisão literária.

  • Primeiro encontram-se resultados ao utilizar uma boa estratégia de pesquisa numa ou mais bases de dados, sistemas de biblioteca e motores de busca. Na fase de identificação guarda-se tudo que mostre ter potencial para vir a ser útil.
  • No passo seguinte faz-se uma triagem para remover os resultados que numa inspeção mais detalhada não são relevantes. Só é necessário obter o texto completo dos resultados que parecem ser relevantes.  
  • No passo seguinte avalia-se cuidadosamente o texto completo, utilizando técnicas de avaliação crítica para estimar quão úteis podem ser os resultados para a revisão bibliográfica.
  • Finalmente, utiliza-se o trabalho efetuado com uma avaliação crírica para agrupar e sintetizar a bibliografia.

 

*Adaptado de:  Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med 6(7): e1000097. doi:10.1371/journal.pmed1000097.  Para mais informação, visite www.prisma-statement.org.