Skip to Main Content

Guia de Boas Práticas para uma Pesquisa Bibliográfica

Obter o texto completo

Cada investigador tem de pensar sobre como obter o texto completo dos artigos identificados nas pesquisas bibliográficas. É normalmente possível obter cópias gratuitas dos artigos necessários através de um dos recursos abaixo apresentados.

Getting full text

Se estiveres afiliado com uma universidade, a biblioteca é o melhor sítio para começar a procurar o texto completo. A biblioteca tem acesso a vários artigos através de assinaturas de vários jornais académicos. Provavelmente é possível obter cópias dos outros através de empréstimos inter-biblioteca. Ao pesquisar bases de dados como a FSTA cada resultado vai ter uma ligação direta para a cópia com texto completo da biblioteca (se existir).

Fala com o bibliotecário se precisares de ajudar a obter o texto completo de um artigo publicado.

Qualquer pessoa, afiliada ou não a uma universidade, pode obter o texto completo de artigos em open access. Ao utilizar uma extensão de navegador como Unpaywall é possível encontrar cópiais legais de artigos em open access.

Bases de dados e bibliotecas também têm links diretos para estes artigos.

O Google Académico tem por vezes ligações a versões legais de um artigo ou resumo de conferência. Pesquisa pelo título completo, com aspas, para verificar se esta opção funciona ou não. O resultado pode conduzir a uma plataforma de investigadores. A próxima aba tem mais informações sobre estas.

Nota: O controlo de versão do Google Académico é bastante fraco. Por vezes apresenta resultados differentes como se fossem versões diferentes to mesmo artigo. Um link que parece leva a um artigo de seis páginas pode ao invés redirecionar para uma tese de 210 páginas. Apesar de partilharem um título estes não são o mesmo artigo!* Verifica sempre se um link te encaminha para o resultado que precisas..  
*ler Dotson, D.S. (2019)  Citation Rates for Ohio State Graduate Theses & Dissertations: Trends, Surprises, and Inaccuracies.  Library Philosophy and  Practice. https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/3580/

A ResearchGate e Academia.edu são plataformas onde um autor pode fornecer uma cópia para download ou permitir requerir uma.

Para usar ambas as plataformas é preciso efetuar o registo de uma conta.

Cuidado: Os artigos providenciados por estes sites são por vezes manuscritos ou versões pré-impressão, que devem ser utilizadas com caução, ao invés da versão revista por pares. Podem ser utilizados para aferir se vale a pena investir na versão publicada e revista para a investigação.

Mais sobre versões de manuscritos aqui: https://libguides.cam.ac.uk/openaccess/manuscriptversions

Se não conseguires obter um artigo através de uma biblioteca ou encontrando uma cópia de acesso livre, podes escrever ao autor correspondente, a pedir-lhe uma cópia do artigo. A informação para entrar em contato com eles está nos registos da base de dados. Pode apresentar-se assim:

Ou assim:

 

Or it might look like this:

 

Se souberes o título ou número de publicação de uma patente (que se encontram numa base de dados que inclua patentes, como a nossa) os sites grátis Espacenet our Google Patentes levar-te-á, regra geral, ao documento com o texto completo.

Obter o texto completo com Espacenet

Espacenet leva frequentemente a documentos completos de patente para fazer download, e também tem informação de famílias de patentes, ligando aplicações diferentes de patentes para o mesmo conteúdo de todo o mundo. Para encontrar uma patente:

  • Procura o título da patente entre aspas (“)
  • Ou pesquisa o número da patente (sem espaços)
  • A aba Patent Family tem patentes da mesma invenção vinda de países diferentes. Escolhe original document para a versão preferida. De seguida, clica nas reticências no canto superior direito do ecrã para fazer o download to documento completo.

Obter o texto completo com Google Patentes

  • Para verificar se o Google Patentes tem o texto completo, pesquisa o título, entre aspas, na caixa de pesquisa.
  • Ou pesquisa o número da patente (sem espaços) 

Estes resultados têm por vezes uma versão da patente em PDF para fazer download ou apenas uma versão HTML.

Diretamente no site escritório de patentes do país

Em alguns casos raros nem o Google Patentes nem Espacenet têm o texto da patente, nessa situação procura pelo escritório que publicou a patente. Traduz a página, se necessário, para descobrir como proceder.

Mais informação [em Inglês]:  Finding and Retrieving Food Science and Nutrition Patents (ifis.org)

Orçamentos

Se não tiveres acesso às coleções de bibliotecas, podes precisar de um orçamento para adquirir artigos. Lembra-te que não vais precisar do texto completo de todos os artigos que encontrares. A informação presente no resumo ou na indexação costuma ser suficiente para determinar se um artigo é relevante que chegue para a questão em causa.

Se precisares de comprar alguns artigos é importante estabelecer o orçamento antes de começar. Espera para decidir se vais comprar um artigo até teres acabado as pesquisas e feito a triagem inicial.

Considerações de Copyright

Existem várias formas de direitos de propriedade intelectual (PI) que protegem descobertas, invenções, trabalhos artísticos e literários, incluindo investigação. Em muitos casos estes direitos começam automaticamente quando o trabalho é criado. Os donos destes direitos podem vendê-los ou emitir licenças que dão acesso a outros. Se o copyright for infringido, o dono dos direitos tem direito a requerer indemnizações ou ações para prevenir futuras infrações.

É importante cumprir a lei na aquisição e utilização de artigos de investigação ou outros materiais. As leis de direito de autor pelo mundo fora tendem a autorizar exceções (por vezes chamadas “Fair Use” ou “Fair Dealing”) que permitem a utilização deste materiais para investigação feita com um propósito não comercial. Mesmo nestes casos há restrições acerca do que se pode fazer com a investigação – por exemplo, só se pode fazer o download de uma certa proporção dos artigos de uma única edição de um jornal académico, não se pode partilhar o texto completo de um artigo que não escreveste a não ser que este tenha sido publicado em open access, e tens sempre de citar corretamente todos os artigos utilizados. O teu bibliotecário saberá aconselhar-te sobre propriedade intelectual ou proteção de copyright dos materiais que queres utilizar. Se estás a efetuar uma investigação para usos comerciais, tens que te familiarizar com a lei.

Melhores práticas!

RECOMENDAÇÃO: Se fizeres parte de uma universidade, aprende a utilizar ao máximo as assinaturas e serviços de empréstimo inter-biblioteca para obter o texto completo dos artigos que precisas. Não percas a oportunidade de utilizar os recursos gratuitos só porque não aprendeste a usá-los corretamente!