Fazemos avaliações críticas constantemente, formal ou informalmente, para determinar se uma proposta é útil e se confiamos no seu conteúdo.
No contexto de uma pesquisa bibliográfica, a avaliação crítica é o processo de avaliar sistematicamente os resultados existentes para determinar a sua qualidade e validade. É essencial para ciência.
Mais formalmente, uma avaliação crítica é uma avaliação sistemática de artigos científicos que tem como objetivo tentar responder às seguintes perguntas:
Numa investigação requisitada por nós em 2018, os investigadores disseram-nos que definem “evidência de alta qualidade” através de fatores como:
Ou seja, os investigadores usam a sua experiência para avaliar a qualidade.
Contudo, estudantes e investigadores em início de carreira não terão ainda atingido este nível de experiência, e independentemente do nível de experiência do investigador, há certas alturas (por exemplo ao realizar uma revisão sistemática) em que deverá ser dada uma atenção especial à análise da validade dos artigos de pesquisa.
Existem listas que ajudam com avaliações críticas. Estas listas apresentam as questões chaves que devem ser colocadas aos vários estilos de estudo. Podem encontrar-se exemplos na seção AVALIAÇÃO CRÍTICA e na secção RECURSOS ADICIONAIS deste guia.
Pode também ser útil discutir sobre os temas de qualidade e reputação com:
Quanto mais avaliações críticas se fazem, maior a confiança e rapidez a fazê-las.